31 de outubro de 2012

Plano de parto


Aula 11 - O parto normal
Já ouviu falar em plano de parto? Pois é, eu também não, até agora, e resolvi compartilhar com vocês pois é muito importante.

É um guia para tirar suas dúvidas e ficar tranquila e bem informada, para a hora do nascimento do bebê. Um documento em que você pode deixar registradas as suas vontades para a hora do nascimento do seu bebê.  Ele surgiu nos Estados Unidos, há mais ou menos 30 anos, como uma carta na qual a gestante escreve como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto, como ela e o seu bebê devem ser tratados antes, durante e depois do nascimento. Ali estarão registrados quais procedimentos médicos a gestante aceita e quais prefere evitar.
Ao preenchê-lo, ela fará uma reflexão sobre o tipo de parto que prefere e, assim, estará mais preparada para conversar com o seu médico e saber se ele pensa parecido. A gestante/parturiente tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem-estar e o do bebê, a menos que haja uma inequívoca emergência médica que impeça sua participação consciente. Ela tem o direito de saber exatamente os benefícios e prejuízos que cada procedimento, exame ou manobra médica pode provocar a ela e ao seu bebê.
O ideal é que o plano de parto esteja pronto lá pelo sétimo mês. O plano de parto é um instrumento interessante para a paciente e o médico conhecerem melhor as intenções de ambos os lados e  o médico certamente se beneficiará de estar atendendo alguém mais preparado. A relação médico-paciente deve ser aberta, honesta e harmônica. O parto em si já é um fator de grande ansiedade e nada melhor do que realizá-lo de uma forma agradável para todos. Certamente, ter um plano de parto poderá ajudar bastante.


Modelo de plano de parto
Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Listamos nossa preferência em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.

Trabalho de parto

Você quer a presença de pessoas durante o parto?
( ) sim  ( ) não
Quem você quer presente durante o parto?
_____________

Você quer tricotomia (raspagem  dos pelos pubianos)?
( ) sim ( ) não

Você quer enema (lavagem intestinal)?
( ) sim ( ) não

Você quer perfusão contínua de soro?
( ) sim ( ) não

Você quer água e sucos enquanto forem tolerados?
( ) sim ( ) não

Você quer perfusão contínua de ocitocina?
( ) sim ( ) não

Você quer escolher a posição em que quer ficar?
( ) sim ( ) não

Você quer fazer caminhadas?
( ) sim ( ) não

Você quer uso ilimitado de banheira ou chuveiro?
( ) sim ( ) não

Você quer monitoramento fetal contínuo?
( ) sim ( ) não

Você quer que a bolsa seja rompida artificialmente?
( ) sim ( ) não

Você quer analgesia?
( ) sim ( ) não ( ) apenas se solicitado

Parto

Qual posição você prefere?
( ) deitada ( ) cócoras ( ) semissentada

Você gostaria de ser guiada, na hora de fazer força?
( ) sim ( ) não

Você quer epistomia (corte no períneo)?
( ) sim ( ) não

As luzes da sala de parto devem ser apagadas na hora do nascimento?
( ) sim ( ) não

O bebê deve ser colocado no peito logo após o nascimento para mamar?
( ) sim ( ) não

Quem cortará o cordão umbilical?
( ) pai ( ) médico

O bebê deve ficar no quarto com você o tempo todo, a não ser que você solicite a retirada dele?
( ) sim ( ) não

Cuidados com o bebê

O nitrato de prata e antibióticos oftálmicos devem ser aplicados?
( ) sim ( ) não ( ) apenas se necessário

Você quer administração de vitamina K oral?
( ) sim ( ) não

Você quer amamentação sob livre demanda?
( ) sim ( ) não

Você autoriza o uso de água glicosada, bicos ou outros ao bebê?
( ) sim ( ) não

Você autoriza que as enfermeiras troquem ou deem banho no bebê?
( ) sim ( ) não

Quem pode trocar e dar banho no bebê?
____________________

Em caso de cesárea

Você quer ser sedada durante o parto?
( ) sim ( ) não

Você prefere esperar pelo trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea?
( ) sim ( ) não

Você quer a presença de pessoas durante o parto?
( ) sim ( ) não

Quem você quer presente?
_______________________

Qual tipo de anestesia você prefere?
( ) peridural ( ) raquidiana

Você quer que o campo seja abaixado durante o parto?
( ) sim ( ) não

As luzes da sala de parto devem ser reduzidas?
( ) sim ( ) não

Você quer que suas mãos fiquem livres durante o parto?
( ) sim ( ) não

O bebê deve ser colocado no peito logo após o nascimento?
( ) sim ( ) não

Você quer que o bebê fique com você durante a sutura?
( ) sim ( ) não

Plano de parto inspirado no modelo do livro Parto Normal ou Cesárea- Tudo O Que As Mulheres Deveriam Saber, de Ana Cristina Duarte e Simone Diniz (Unesp)

30 de outubro de 2012

Vitaminas para ter filhos




Vitaminas para ter filhos

Uma alimentação rica e equilibrada conta muitos pontos a favor da fertilidade. Alguns nutrientes também podem dar aquela força extra para as futuras mamães

As vitaminas A, B6, C e E contribuem com a alimentação da mulheres que desejam engravidar.

Vitamina B9: também conhecida como ácido fólico ou folato. Ela é importantíssima antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez, pois ajuda a prevenir defeitos no tubo neural, o sistema nervoso primitivo do feto, evitando malformações no cérebro e na medula espinhal.

Pode ser encontrada em vegetais com folhas verde-escuro (brócolis e espinafre), algumas frutas (laranja, limão, morango, grape fruit, tangerina e pêssego), feijão, amendoim, ervilha e lentilha. Os cereais e os grãos enriquecidos contêm uma forma sintética de ácido fólico que o corpo absorve com mais facilidade.

Os médicos costumam indicar cápsulas dessa vitamina para mulheres que desejam engravidar ou que estão no início da gestação.

Vitamina B6: sua deficiência causa desequilíbrio hormonal e também está relacionada a diversos problemas, como TPM, acne pré-menstrual e depressão. Tanto as mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual quanto aquelas que tomam pílulas anticoncepcionais têm baixos níveis de vitamina B6 em seus organismos. Uma dieta com alimentos ricos nesse nutriente devolve o equilíbrio entre os hormônios e promove o retorno da fertilidade. Pode ser obtida em peixe, carnes de aves, soja e aveia.

Vitaminas C e E: elas agem como antidoxidantes, defendendo o organismo de substâncias nocivas à saúde. Dessa maneira, protegem o aparelho reprodutor de homens e mulheres contra doenças que podem causar infertilidade, como o câncer de ovário e próstata. A vitamina E está presente no trigo, em grãos integrais e nas nozes. As principais fontes de vitamina C são frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi.

29 de outubro de 2012

O que o bebê fica fazendo dentro da barriga?

Ultrassons conseguem mostrar o que os bebês fazem em cada fase da gravidez, já que a maioria dos movimentos começa bem antes de você perceber:

• entre sete e oito semanas, os movimentos gerais se iniciam, como viradas de lado e aqueles movimentos involuntários que parecem sustos

• com cerca de nove semanas, o bebê já tem soluços, balança uma perna ou um braço por conta própria, consegue chupar e engolir

• com 10 semanas, ele flexiona e vira a cabeça, traz as mãos até o rosto, abre a boca e se estica

• com 11 semanas, a graça é bocejar

• com 14 semanas, o bebê movimenta os olhos

Depois dos primeiros movimentos, que parecem asinhas de borboleta batendo, o mexe-mexe fica mais intenso e mais frequente. Conforme o bebê vai crescendo, a sensação muda, e você começa a sentir trancos e chutes, que vão ficando cada vez mais fortes.

O bebê não se mexe o tempo inteiro porque, como todo mundo, tem horas em que ele só quer mesmo é descansar e dormir. Mais no finzinho da gravidez, ele passa a dormir por cerca de 45 minutos de cada vez. Pode parecer mais, porque você não necessariamente sente todos os movimentos dele.

Veja a seguir um esquema do que esperar durante a gravidez em relação aos movimentos.

De 20 a 24 semanas

A atividade do bebê vai aumentando gradualmente. A partir de agora, o bebê terá um período mais agitado durante o dia, com muitos chutes e cambalhotas.

De 24 a 28 semanas

Pode ser que você note agora os soluços, que vão explicar os pulinhos que você vai sentir de vez em quando. O saco amniótico contém até 750 ml de líquido nessa fase, o que permite ao bebê se movimentar bastante. Ele consegue ouvir, por isso você pode perceber que ele reage a barulhos altos.

29 semanas

Seu bebê vai começar a fazer movimentos mais definidos e menos bruscos, já que está mais contido pelas paredes da sua barriga.

32 semanas

O nível de atividade chega ao auge. Depois desta semana, você vai notar uma diminuição de movimentos, algo bastante normal devido ao menor espaço dentro do útero para ele se mexer.

Cerca de 36 semanas

O bebê pode assumir sua posição definitiva no útero, normalmente de cabeça para baixo. Isso é mais provável de ocorrer se este é seu primeiro filho, já que os músculos do seu útero e do seu abdome vão ajudá-lo a ficar no lugar. Se você já ficou grávida antes, seus músculos não serão tão firmes e o bebê pode ficar mudando de posição até a data do parto.

Os principais movimentos que você vai sentir são cotoveladas, chutes e joelhadas -- às vezes dolorosos, quando acertam suas costelas.

De 36 a 40 semanas

Seu bebê vai crescendo e as cambalhotas vão ficando menos frequentes. Se ele estiver chupando o dedo e por acaso o dedo escapar da boca dele, você pode sentir movimentos rápidos da cabecinha virando de um lado para o outro em busca do dedo perdido. Nas últimas duas semanas da gravidez, os movimentos diminuem um pouco, junto com o ritmo de crescimento do bebê. Isso é absolutamente normal, mas se algo estiver preocupando você, é sempre bom conversar com o médico.

A esta altura, o bebê já deve estar acomodado na sua bacia, pronto para a jornada de vir ao mundo. A cabeça dele muitas vezes pode parecer como se um melão estivesse fazendo pressão nos músculos pélvicos, o que torna difícil o simples ato de se sentar.

Talvez fique mais fácil respirar ou comer, já que seus pulmões e seu estômago estarão menos espremidos. Se sua parede abdominal ficar bem fina, às vezes dá até para distinguir o pé do bebê.

Há momentos em que ele está dormindo e outros em que está acordado e ativo, justo quando você está tentando dormir. Esse padrão de sono da vida uterina pode acabar se mantendo nas primeiras semanas depois do nascimento, até que o bebê aprende a diferenciar o dia da noite.

Fonte: Baby Center Brasil

26 de outubro de 2012

Alimentação – Lanche da manhã para o primeiro trimestre de gravidez




Já postei AQUI dez sugestões de café da manhã para o primeiro trimestre de gravidez. Agora vou compartilhar com vocês dez sugestões de lanche da manha que deve ser consumido por volta de três horas após o café da manha.
A lista abaixo foi criada por nutricionistas:


  • Opção 1: Iogurte de morango
  • Opção 2: Barra de cereal
  • Opção 3: Melão
  • Opção  4: Bolacha maisena
  • Opção 5: Cacho de uvas
  • Opção 6: Tangerina
  • Opção 7:  Vitamina de mamão  e laranja
  • Opção 8: Milkshake de chocolate
  • Opção 9: Iogurte batido com banana
  • Opção 10: Bolacha água e sal com manteiga


25 de outubro de 2012

kit especial Submarino JOHNSON’S® baby




 
O banho das crianças fica muito mais divertido quando as brincadeiras invadem o chuveiro. E esse momento pode ficar ainda mais animado com o kit especial JOHNSON’S® baby que vem com shampoo, de 400ml. condicionador de 200ml e um super submarino que espirra água. Disponível em três cores diferentes, verde, amarelo e rosa, para você escolher qual combina mais com o seu pequeno. Já andei procruando por aqui mas ainda não encontrei, mas estou louquinha para achar. Alguém já conseguiu?

24 de outubro de 2012

A 9ª Semana de Gravidez

segunda-feira 22/10
Mulheres acima de 35 anos ou com histórico de problemas genéticos na família podem se submeter a exames como a amniocentese para saber se o bebê tem alguma anormalidade.

terça-feira 23/10
Já está ficando difícil abotoar as calças? É que o bebê está crescendo rápido, e sua cintura está indo embora.

quarta-feira 24/10
Pequenos incômodos são marca registrada da gravidez, mas há certos sintomas que são sinal de alerta de algo mais grave. É bom saber quais são.

quinta-feira 25/10
Cuidado para não engordar mais do que deveria

sexta-feira 26/10
Faça todos os exames de sangue de rotina do pré-natal.

sábado 27/10
Você pode colaborar para o seu bebê ter o melhor ambiente possível para crescer. Seguindo medidas simples para ter uma gravidez saudável.

23 de outubro de 2012

10 dicas ter para uma gestação tranquila




Nosso dia a dia da mulher muda bastante a partir do momento que descobrimos que estamos  grávidas. Nesse período, o seu corpo trabalha intensamente para oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento do bebê. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para garantir a saúde da futura mamãe e da criança que está para chegar.

Evite fumar
Os componentes do cigarro podem gerar lesões na placenta, aumentando a chance de aborto, descolamentos de placenta ou de parto prematuro. Quando a gestante fuma, a criança tem mais chance de apresentar problemas respiratórios e ter seu peso reduzido. Os movimentos torácicos do feto podem ser retardados. Além disso, o leite materno é produzido em menor quantidade e menos gordura e fica com um sabor desagradável para o bebê.

Evite ingerir bebidas alcoólicas
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que as futuras mamães fiquem longe do álcool ao longo dos nove meses de gestação. Alguns especialistas, no entanto, permitem que a gestante beba uma pequena taça de vinho ou um copo de cerveja em ocasiões especiais. O ideal é ingerir o mínimo possível de bebida alcoólica, de preferência as que contenham pouco álcool.

Produtos de limpeza
A gestante deve evitar a inalação de produtos como amoníaco, água sanitária e outros que possuem odores fortes. O contato com pesticidas pode gerar desenvolvimento deficiente do raciocínio do bebê e atraso em funções cerebrais, como compreensão de tamanhos, habilidades para contas e identificação de padrões bastante simples. Por isso, é aconselhável o uso de máscara no nariz e luvas plásticas ao manusear essas substâncias.

Atividades físicas
O exercício físico melhora a digestão, o apetite, a função cardiovascular e o sono da gestante, além de aumentar a flexibilidade e o tônus muscular. Prefira exercícios leves, como caminhadas e ioga, e não deixe de consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.

Cuidados com o cabelo, a pele e os dentes
Permanentes,  tinturas com amônia ou outras substâncias tóxicas podem causar mal-estar e afetar o bebê, principalmente no primeiro trimestre da gestação. As hennas e os produtos sem amônia não fazem mal. Mesmo assim, antes de usá-los, não deixe de avisar seu médico. Durante a gravidez, a oleosidade da pele e do cabelo aumenta bastante devido às mudanças hormonais. Os cuidados dentários não podem ser esquecidos. A anestesia dentária, as obturações e as extrações raramente são contraindicadas.

Cafeína
O excesso de café acentua a perda de líquidos e pode causar insônia. É melhor substituir o tentador cafezinho por sucos de frutas ou chás de hortelã, camomila ou erva-doce. O chá mate e o chá preto não são indicados porque têm cafeína.

Repouso
Os pés da gestante normalmente incham bastante devido ao aumento da circulação de líquido no organismo. Repousar por alguns minutos todos os dias com os pés elevados ajuda a minimizar o inchaço.

Viagens
Evite viagem muito longa. Caso ela seja necessária, procure interrompê-la com períodos de descanso de uns 15 minutos a cada duas horas.

Medicamentos
O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito com consentimento médico. Evite se automedicar, especialmente no primeiro trimestre, quando o feto ainda está em formação.

Alimentação
Uma alimentação leve e equilibrada é fundamental para uma gravidez saudável. Evite sal em excesso e não exagere no tempero para não ter problemas de pressão alta. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Coma três frutas por dia e quatro variedades de verduras de cores diferentes. Prefira carnes magras. Iogurte desnatado nos lanches é uma ótima fonte de proteína.

22 de outubro de 2012

Nariz entupido na gravidez

Nem bem minha gravidez iniciou e já estou sofrendo com desconforto no nariz, que vive entupido. Ese é um problema comum na gravidez muitas mulheres sofrem com isso.  O problema é causado pelo aumento do volume sanguíneo do organismo da mulher nesse período que, associado às transformações hormonais, levam ao acúmulo de líquidos nas mucosas nasais. E é justamente a formação desses edemas que é responsável por manter o nariz da futura mamãe escorrendo e entupido, especialmente no terceiro trimestre.

“A congestão como causa fisiológica acontece com todas as gestantes, embora nem todas percebam. O desconforto depende de vários fatores, como o septo nasal de cada pessoa, a posição que ela dorme, o volume da barriga e até de sua arcada dentária”, explica Ana Paula Santiago, obstetra e ginecologista do Hospital São Camilo de São Paulo. Mas, atenção: algumas mulheres podem estar com os sintomas devido a uma patologia e, nesse caso, devem procurar um médico para diagnosticar a causa da doença.

Alívio seguro
Os descongestionantes tópicos são bastante utilizados por gestantes que procuram alívio imediato. No entanto, o uso desses produtos é extremamente contraindicado na gravidez, pois eles são vasoconstritores e causam alterações no batimento cardíaco, prejudicando o fluxo sanguíneo da placenta.

Para suavizar o incômodo é preciso hidratar o nariz. “A lavagem nasal pode ser feita com soro fisiológico, mas existem medicamentos mais eficazes à base de água do mar nas farmácias”, ressalta a obstetra.

Outras medidas caseiras e seguras que se pode fazer para se sentir melhor é umedecer uma toalha e estendê-la antes de dormir em uma cadeira perto da cama. Dormir deitada do lado esquerdo e usar dois travesseiros para manter a cabeça levemente elevada também ameniza o problema.

Se mesmo com essas medidas o nariz entupido não melhorar, relaxe. Depois que o bebê nasce o nariz volta ao normal rapidamente, cerca de dois ou três dias depois. “A congestão nasal é totalmente reabsorvida no 14º dia após o parto, quando todo o edema corporal é eliminado”, finaliza Ana Paula.

19 de outubro de 2012

O BrandsClub

O BrandsClub é um site de compras que funciona como um Outlet virtual. Nel você encontra marcas importantes como Daslu, NK, Moschino, Camper, Neon, Benetton, Lacoste, entre muitas outras, incluindo com muitas coisas infantis, liquidam suas peças com até 70% de desconto e ainda com pagamento em 3x sem juros. Para os cadastrados, o site envia semanalmente a agenda de promoções com a programação diária e os horários de início e término das vendas de cada marca.
Você pode se cadastrar pelo site ou ser convidado por algum membro. Já comprei muita coisa boa e com com preço excelente! Essa semana mesmo comprei umas peças da Chicco, com preço mega bom para meu futuro bebê.

17 de outubro de 2012

Dez problemas de saúde comuns na gravidez



Conheça os principais inconvenientes que acometem as gestantes, suas causas e as saídas para se ver longe deles

1. Inchaço
- Causa
Durante a gravidez, o volume sanguíneo que circula pelo corpo aumenta cerca de 60%. Esse fenômeno favorece a retenção de líquidos, o que provoca o tão indesejado inchaço em boa parte das gestantes. Nessa hora, é importante ficar atenta ao peso. O recomendável é que as grávidas ganhem de 500 g a 1,5 kg por mês.

- Solução
Se o inchaço for demasiado, é preciso reduzir a ingestão de sal, que contribui para a retenção de líquidos. Além disso, para não engordar além da conta, é necessário manter uma alimentação balanceada e praticar uma atividade física regular – desde que não haja uma contraindicação para isso.

2. Nariz entupido
- Causa
O aumento do volume sanguíneo, associado aos estímulos hormonais próprios da gestação, pode levar ao acúmulo anormal de líquidos nas mucosas nasais. É justamente a formação desses edemas que faz com que a mulher fique fungando mesmo sem estar gripada.

- Solução
Assoar e limpar o nariz com água são medidas quase instintivas de qualquer gestante que sofre com congestionamento nasal. O problema é que nem sempre essas medidas são suficientes. Se você não dorme direito e tem muita dificuldade para respirar, tente fazer uma inalação de soro fisiológico ou vapor. Caso persista o desconforto, existem medicamentos que podem ser usados com moderação e sob orientação médica, caso dos vasoconstritores, que são aplicados diretamente nas vias nasais em forma de soro.

3. Dores
- Causa
O bebê precisa de espaço para crescer. Por isso, a cada etapa da gestação, o útero se expande e provoca desconfortos. Basicamente, ele repuxa ligamentos e comprime vísceras, causando dores lombares, abdominais e laterais. O incômodo não é contínuo. Manifesta-se de forma mais aguda durante o período de acomodação dos órgãos, mas depois tende a perder intensidade, até cessar. Por causa disso, é comum que a mulher tenha, durante os nove meses, entre 15 a 20 surtos de dor.

- Solução
Se a sensação dolorosa for insuportável, os médicos costumam prescrever analgésicos apropriados para gestantes – vale ressaltar que apenas seu obstetra pode receitá-los. Pensar que em alguma hora as dores passam também pode tornar a convivência com elas menos sofrida.

4. Prisão de ventre
- Causa
A progesterona produzida pela placenta para viabilizar a gravidez mexe com o corpo da mulher. Isso ocorre porque o hormônio sexual feminino tem incontáveis efeitos metabólicos. Um deles é o relaxamento muscular das paredes do tubo digestivo, o que dificulta o movimento peristáltico. Em outras palavras, deixa o intestino mais preguiçoso e provoca a famigerada prisão de ventre ou a dificuldade em evacuar.

- Solução
Algumas mulheres já convivem com o problema e a gravidez apenas o agrava. Nesse caso, é importante seguir as orientações médicas. Comer mais fontes de fibras e beber bastante água – pelo menos 2 litros por dia – ajuda, e muito. Alimentos como mamão, laranja com bagaço, maçã com casca, verduras e grãos integrais, especialmente a linhaça, são boas pedidas para auxiliar o bom funcionamento do intestino. Quem preferir pode também incluir na dieta os leites fermentados e iogurtes. São os chamados probióticos, conhecidas armas no combate à prisão de ventre.

5. Tontura
- Causa
A irrigação sanguínea da placenta reduz a força de vazão de todo o sistema circulatório da mulher. Resultado: cai a pressão arterial e a gestante enfrenta uma espécie de letargia. É como se um grande lago se formasse no meio de um rio tempestuoso e o deixasse mais calmo. Além de tontura, a grávida pode apresentar sonolência, indisposição e desmaios. Esse quadro normalmente se acentua no segundo trimestre da gravidez.

- Solução
Existem medicamentos orais prescritos pelos médicos que podem ser carregados a tiracolo – os chamados vasoconstritores. Devem ser administrados naquelas situações em que a vista escurece ou há um mal-estar súbito. Deitar de lado e respirar fundo também são medidas recomendáveis. Para prevenir essa situação, evite fazer movimentos bruscos, como levantar-se rapidamente.

6. Enjoo
- Causa
As náuseas decorrem da adaptação do organismo da gestante à desarticulação hormonal. O aumento da produção da chamada gonadotrofina, substância que garante o crescimento da placenta, a manutenção da gravidez e o desenvolvimento do útero, é um dos responsáveis por esse fenômeno. O hormônio age no sistema nervoso central e, devido a fatores neurológicos, a mulher acaba vomitando.

- Solução
Em geral, a partir do terceiro mês de gravidez, a produção de gonadotrofina cai, reduzindo e muito as indisposições. Para mulheres que sofrem demais com a situação, há os medicamentos antienjoo, que só devem ser ingeridos com a supervisão médica. Existem alguns truques que funcionam também. Um deles é comer alimentos secos em jejum, antes mesmo de se levantar da cama, como duas bolachas de água e sal. Essa medida simples neutraliza a acidez do estômago e reduz o enjoo matinal. Outro truque muito utilizado é consumir gelo picado. Você pode fazer isso usando um pano e um martelo para amassar as pedras. O gelo dilata a saída do estômago e ajuda a esvaziá-lo, aliviando a sensação de desconforto.

7. Varizes e hemorroidas
- Causa
Com o aumento do volume sanguíneo, os vasos periféricos tendem a se tornar mais visíveis. Paralelamente, a veia que transporta o sangue do abdômen e dos membros inferiores para o coração, chamada de cava inferior, pode sofrer compressão conforme o útero se expande. Esse quadro costuma levar à estagnação do sangue, favorecendo a formação de varizes, principalmente nas pernas e nas veias do ânus, as populares hemorroidas.

- Solução
Para prevenir varizes, o ideal é usar meias elásticas de média compressão, que atenuam a dilatação dos vasos sanguíneos das pernas. No caso do surgimento de hemorroidas, o mais indicado é um banho de assento, que reduz o inchaço e o desconforto: sente cinco minutos em água bem quente e depois mude para água bem gelada. E preste atenção na consistência de suas fezes porque a prisão de ventre acentua as hemorroidas.

8. Corrimentos
- Causa
Há o aumento natural de secreção vaginal durante a gestação. O principal motivo é hormonal, uma vez que a progesterona mexe com o metabolismo das mucosas do canal urinário. Além de irritar a pele, o corrimento também pode ter odor forte.

- Solução
Um banho de assento com 1 litro de água e 2 colheres de bicarbonato de sódio é capaz de neutralizar a acidez vaginal e reduzir a produção das secreções por três ou quatro dias. Mas é preciso repetir a operação sempre que houver necessidade. No entanto, é importante ficar atenta a esse tipo de problema. Caso o corrimento tenha coloração mais amarelada e cause desconforto, procure seu médico. Infecções vaginais podem levar a um parto prematuro.

9. Azia e refluxo
- Causa
Os efeitos hormonais que relaxam a musculatura do tubo digestivo não são responsáveis apenas pela prisão de ventre. Associados à mudança de angulação do canal digestivo em função do aumento do útero, eles também podem provocar o refluxo gastresofágico. Ou seja, o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago seguido de azia ou inflamação. É aquela sensação de acidez e ardor de que muitas grávidas se queixam.

- Solução
Evite frituras, alimentos gordurosos ou muitos doces, cafeína e pimenta, além de álcool e cigarro. Outra medida que ajuda a reduzir o incomodo é não ingerir líquidos durante as refeições. E mais: procure sempre fracionar a alimentação e nunca deitar após comer. Diante da queimação, é preciso ingerir soluções com ação antiácida, mas caberá a um médico de sua confiança definir qual é a melhor opção.

10. Manchas na pele
- Causa
É normal, nessa fase, a concentração de melanina, que é uma pigmentação escura, em áreas como auréolas dos seios, axilas, rosto, região genital e linha média do abdômen, aquela que delimita o umbigo. A melanina também aumenta a sensibilidade da pele ao sol.

-Solução
Não se expor aos raios solares sem necessidade e, quando fizer, usar protetor solar e chapéu. Após o parto, as manchas costumam diminuir de intensidade e desaparecem com o passar do tempo.

Fontes
Médico Sérgio Peixoto, ginecologista e obstetra, professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC, professor associado livre-docente do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente da Comissão de Assistência Pré-Natal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
Médica Eduardo Watanabe, ginecologista e obstetra, coordenador da equipe obstetrícia da Maternidade do Hospital Santa Catarina.