13 de novembro de 2012

4ª semana de gestação



No final do primeiro mês, você pode começar a sentir alguns sintomas da gravidez, como cansaço, mudanças repentinas de humor e seios doloridos. É uma boa hora para certificar-se de que sua saúde anda bem, já que o primeiro período da gravidez é o mais crítico para a formação do seu bebê.

Peso e tamanho do bebê
O bebê em desenvolvimento ainda é muito pequeno, medindo entre 0,36 mm e 1 mm de comprimento. Os dados podem variar de acordo com o desenvolvimento de cada bebê

Desenvolvimento do feto
A cavidade amniótica, que será preenchida com líquido amniótico, está começando a se formar, assim como a placenta, que tem papel importante na produção de hormônios e no transporte de oxigênio e nutrientes.

Como está o corpo da mãe
Logo após a fecundação, no local onde o óvulo foi liberado, passa a se desenvolver um pequeno saco de líquido chamado de corpo lúteo gravídico, essencial para a produção de hormônios, como a progesterona, para manter a gravidez antes que a placenta assuma essa função.

O que pode
Prepare-se para ganhar peso. Os quilos a mais são necessários para a saúde da gestante e do bebê em desenvolvimento. Por isso, não se preocupe com a balança, mas coma de forma saudável, escolhendo alimentos nutritivos (frutas e legumes frescos) e evitando aqueles com muito açúcar e gordura.

O que não pode
A gestante deve pedir para que as pessoas ao redor não fumem perto dela para não comprometer o desenvolvimento do bebê. Evite também outros poluentes, como chumbo, mercúrio, pesticidas etc. Converse com seu médico sobre o consumo de cafeína. Normalmente, a orientação é para que ela seja evitada quando possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário