13 de novembro de 2012

O que levar ao viajar com crianças

Itens essenciais como chapéu, guarda-chuva e bom-humor vão na bagagem dos pais!



A temporada de férias vem chegando e é hora de se preparar para viajar. Se a sua família inclui um bebê pequeno, é bom mesmo começar a organizar o que todos vão precisar. Diferentemente do que muita gente pensa, viajar com bebê é possível e pode ser tranquilo e bastante divertido desde que bem planejado. Veja aqui algumas dicas e programe-se para mostrar o mundo ao seu filho:

Documentos: as mesmas exigências de passaporte e visto que valem para adultos valem para bebês, então providencie o quanto antes a documentação do pequeno. Para os Estados Unidos, crianças menores de 12 anos não precisam comparecer à entrevista de visto, mas é necessário levar a foto no formato exigido. Entretanto, se a viagem é nacional ou a países do Mercosul, vale mais a pena tirar o RG, pois o passaporte de bebê com menos de 1 ano de idade vale somente por um ano. Para crianças com 2 anos, vale por 24 meses, e assim por diante.

A bagagem do bebê: pense no futuro. A viagem será daqui a um ou dois meses e, até lá, algumas roupas não estarão servindo e a alimentação pode ter mudado. Considere o que ele vai precisar e vá separando. Leve muita roupa, especialmente as de tecidos que não amassam e são práticas para lavar. Anote nome e endereço de algumas lojas locais. Se precisar comprar um casaquinho, meias ou roupinha na emergência, já sabe aonde ir.

Acessórios que salvam: leve uma bolsa grande para carregar itens essenciais na bolsa do bebê, pois, longe de casa, é preciso ser ainda mais prevenida. O sol está forte? Chapéu e sombrinha podem salvar o passeio. Vento gelado? Gorro para proteger o ouvido! Mesmo no verão, carregue uma coberta leve, caso o ar-condicionado do restaurante esteja forte ou o horário seja propício para mosquitos. Falando neles, protetor solar e repelente também entram nessa bolsa.

Kit prevenção: confira o calendário e dê as vacinas em até uma semana antes da viagem para evitar reações longe de casa. Uma farmacinha básica também vai na bolsa da mãe, assim como o endereço de uma boa farmácia local e o telefone do seu pediatra.

Bom-humor e paciência: viajar com bebê significa exercitar a paciência, pois eles podem se cansar, chorar e até estranhar pessoas e lugares. Assim, aquele visual paradisíaco pode ser arruinado por um berreiro inconsolável e a refeição romântica pode acabar com tudo embalado para viagem. Ria. Bom-humor e descontração são itens essenciais na bagagem dos pais. O que ajuda é compreender que o ritmo das crianças é diferente do dos adultos, por isso, pegue leve nos roteiros, diminuindo os números de passeios turísticos e se focando em relaxar, coisa que os bebês adoram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário