8 de novembro de 2012

Evite desconfortos nos seios durante a gravidez





Os seios mudam conforme a gravidez avança e o bebê nasce. Um dos primeiros sintomas da gravidez é o aumento da sensibilidade nos seios. Durante os nove meses de gestação e também no período de amamentação, as mamas sofrerão algumas mudanças que requerem cuidados especiais.

As mamães não devem se preocupar com as alterações das mamas, tão naturais quanto o barrigão. O primeiro sintoma, percebido pela maioria das mulheres, é a dor; mas não é nada absurdo, apenas um aumento na sensibilidade.

Ainda no começo da gravidez, é comum os seios apresentarem uma mudança na coloração das auréolas. Com o tempo, as auréolas ficam bem mais escuras e formam pequenas ‘verruguinhas’, que são glândulas em volta do mamilo. Isso acontece porque, durante a gravidez, o Beta HCG (que é um hormônio de gestação) aumenta bastante e estimula a pigmentação, principalmente nessa região. Já as glândulas sudoríparas vão se desenvolver naturalmente para aumentar a lubrificação e proteger o mamilo. É um efeito hormonal, que espontaneamente desaparece.

Os seios vão se desenvolvendo e, a partir do quarto mês, é comum o aparecimento de estrias, que podem ser evitadas (ou controladas) com produtos à base de lanolina. Durante a gravidez, recomenda-se aumentar a higiene no local, sem nenhuma mudança drástica: “Limpar bem os seios com água e sabão. Nada de passar buchinha ou toalha”.

Seios na amamentação
Durante a amamentação pode haver algumas complicações, como o aparecimento de fissuras (o que significa que os seios podem rachar). Por isso, alguns cuidados devem ser adotados, já que o aleitamento materno é indispensável para o desenvolvimento do bebê. As mamães devem tomar cuidado na hora de tirar a boca do bebê, evitando a formação de fissuras. Outra dica é não limpar o leite que escorre nas mamas, pois ele protege os seios.

Passado o período da amamentação – que deve ser exclusiva até os seis meses e, combinada com outros alimentos, pode se estender até os dois anos de idade, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) –, a tendência é que os seios voltem ao normal, mas, como não há regra, pode haver uma pequena diminuição. Às vezes, as mamas diminuem, pois o músculo fica um pouco enfraquecido. Também pode acontecer do lado que amamenta mais ficar um pouco maior. O ideal, portanto, é que a mãe alterne o seio para que isso não ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário