18 de dezembro de 2012

8ª semana de gestação



As partes mais importantes do bebê já estão formadas, mas ainda não funcionam. Seu útero está crescendo, mas provavelmente ainda não está grande o suficiente para exibir a barriguinha de grávida.

Peso e tamanho do bebê
Da cabeça às nádegas, seu bebê agora mede de 14 mm a 20 mm, o comprimento de um feijão branco grande. Os dados podem variar de acordo com o desenvolvimento de cada bebê

Desenvolvimento do feto
A face do feto está em formação: já é possível notar a ponta do nariz e o ouvido. A válvula aórtica e a pulmonar do coração estão presentes, assim como os tubos que vão da garganta à parte periférica dos pulmões. Os braços cresceram mais um pouco e se curvaram ligeiramente em direção ao coração.

Como está o corpo da mãe
Seu útero está crescendo e, por isso, você pode sentir cólica ou dor no abdômen inferior. Dores no nervo ciático podem acontecer pela pressão proveniente do útero. A recomendação é deitar-se sobre o lado oposto para aliviar a pressão.

O que pode
A vitamina pré-natal não substitui a comida. Por isso, alimente-se bem, comendo fontes naturais de nutrientes, como produtos integrais, nozes, carne, feijão, folhas escuras, frutas secas, ovo, legumes etc.

O que não pode
Se você tem animais de estimação, é preferível que o seu parceiro se encarregue dos cuidados essenciais, como limpar as fezes e a urina. Se for um cão, também não é recomendável passear com ele (o puxão da coleira pode causar algum acidente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário