13 de dezembro de 2012

Como aproveitar o verão com o bebê


Com a chegada do verão, as praias se tornam o destino certo das famílias que procuram aproveitar os dias quentes e ensolarados. Mas a diversão não dispensa cuidados com a saúde, principalmente quando se trata dos bebês.

As mães podem e devem aproveitar a estação com os pequenos, que necessitam de banhos de sol e contato com a família. É muito importante que os bebês tenham contato com o sol no verão por cerca de 10 ou 15 minutos diários. O sol contribui para o desenvolvimento e crescimento da criança, auxiliando na liberação de vitamina D. Isso pode ser feito durante um passeio pela praia, antes das 10h ou depois das 16h.
Mesmo com todos os cuidados crianças com menos de seis meses não devem ir à praia. Além do sistema imunológico ainda não estar preparado, a amamentação na praia não é adequada.
Amamentar na praia não é proibido, mas também não é o ideal. Na verdade, até pode, mas tem que tomar cuidado com a higiene. A mãe não pode sair do mar e amamentar, porque a mama tá suja, tem protetor solar, tem areia… Ela precisa tomar um banho primeiro. A praia costuma ser um lugar agitado demais, e é aconselhável que a mãe procure um lugar fresco e tranquilo pra amamentar. Quando se tratar de mamadeira, não pode levar leite pronto pra praia, por causa do calor. Tem que ser feito na hora.

Areia também é lugar de criança
A areia concentra diversas bactérias, mas fica difícil impedir os pequenos de brincarem no chão da praia. Passe livre! Crianças maiores de um ano podem e devem brincar na areia. As mães só precisam ficar de olho para evitar que eles levem as mãos à boca.
Não precisa sair da praia para comer
A criança pode comer na praia, desde que os alimentos sejam levados em frasqueiras térmicas. Dê preferência para frutas, sucos e água de coco.
Hidratação é lei!
As crianças pequenas brincam e suam muito na praia, por isso precisam se hidratar a todo o momento. Os líquidos devem ser consumidos a cada 30 minutos, evitando dar refrigerantes e picolés em excesso. Se a opção for água, as mães precisam ficar atentas à procedência.
Água do mar não é boa para o bebê
Mesmo que seja só o pezinho, o ideal é evitar que a criança tenha muito contato com a água do mar. Muitas praias não são próprias para banho e a água pode estar contaminada.
O protetor solar é o melhor amigo da pele
Ele deve ser aplicado no rosto e em todo o corpo da criança a cada duas horas, pois o suor e a água removem o produto da pele. Chapéus e bonés são ótimas opções para proteger os pequenos dos raios de sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário