25 de dezembro de 2012

Remédios que devemser evitados por quem quer engravidar

A recomendação em geral de ginecologistas e obstetras é que a mulher evite ao máximo tomar remédios enquanto está tentando engravidar.

A exceção são as doenças crônicas, como o hipotiroidismo, a hipertensão (pressão alta), a asma, a depressão ou a diabete. Se você usa algum medicamento de forma contínua, converse com o médico que cuida do seu caso e avise que está tentando engravidar.

Só o profissional que acompanha você e conhece sua saúde poderá manter ou alterar algum medicamento considerando os cuidados necessários de uma gestação. Nunca deixe de tomar nada sem antes falar com o médico.

Idealmente, pacientes com doenças crônicas devem primeiro se adaptar aos medicamentos que poderão ser usados na gestação, para só depois engravidarem.

Alguns remédios devem ser evitados a todo custo, porque podem provocar problemas no feto:

  • Isotretinoína: genérico utilizado para o tratamento da acne (com o nome comercial Roacutan)
  • Varfarina sódica: usada como anticoagulante (com o nome comercial de Coumadin ou Marevan)
  • Ácido valproico: um anticonvulsivante (também com o nome comercial de Depakene)
  • Medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), usados para pacientes com hipertensão, como Captopril e Renitec
  • Sumatriptano: medicamento contra a enxaqueca (genérico do Imigran e do Sumax)
  • Propanolol: medicamento usado em pacientes hipertensos.
  • Drogas contra a malária
  • Doses altas de corticosteroides, como cortisona e prednisona.
Muitos remédios vendidos sem receita são considerados seguros para o bebê se tomados só de vez em quando. Mas alguns anti-inflamatórios não esteroides, como o naproxeno ou qualquer um que contenha ibuprofeno (muito usados contra cólicas menstruais), podem prejudicar a ovulação e tornar as paredes do útero menos propensas à implantação do óvulo fecundado.

Com exceção do paracetamol, que pode ser tomado a qualquer momento da gravidez, você deve tomar esse tipo de anti-inflamatórios apenas durante a menstruação, se estiver tentando engravidar.

A melhor maneira de garantir que um remédio não interfira na gravidez nem prejudique o bebê é consultar o seu médico. Ele pode receitar alternativas menos perigosas de medicamentos caso você esteja passando por algum tratamento que não possa ser interrompido.

Nunca tome remédios por contra própria, principalmente se você já estiver grávida ou se achar que pode estar grávida. Também não é recomendável suspender um tratamento de repente sem consultar o seu médico. Procure-o se você estiver planejando engravidar para que ele estude alternativas de tratamento para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário